Na primeira vez que carreguei o danado nas costas, eu falava pouco húngaro, e me lembro como se fosse hoje...
Fiquei apreensiva ao fechar algo tão importante, sem poder me expressar adequadamente na solicitação dos tramites para o nosso retorno. Marido tomou a dianteira, e resolveu tudo. No final, as coisas foram mais fáceis do que imaginavamos, sem burocracias e blablás...
Até criei um blog na época, com informações pra ajudar brasileiros que queriam voltar... "Devolta ao Brasil" (esse blog foi criado em 2008 e nunca mais atualizado).
Nós mesmos embalamos tudo. Os amigos ajudaram a encher o container, e tudo chegou em perfeito estado... Estavamos otimistas, com planos e mais planos. Mesmo assim, veio o aperto, a Hungria não era o paraíso, mas foi muito bom estar por lá!
CONTAINER NA PORTA DE CASA (ainda semi vazio),
E CAIXAS PELO QUINTAL
SETEMBRO DE 2006
Nossa mudança saiu de uma cidadezinha chamada Gyorzsentivan pra embarcar num navio em Hamburgo na Alemanha, rumo a Santos, Brasil.
Quando o container chegou ao Porto de Santos, muitas papeladas tiveram que ser feitas, tive um desconforto com a tal da MAERSK, mas nada de outro mundo... Levamos nossas coisas pra casa da mãe, e lá ficamos por 6 meses, até achar o nosso cantinho!
Quando o container chegou ao Porto de Santos, muitas papeladas tiveram que ser feitas, tive um desconforto com a tal da MAERSK, mas nada de outro mundo... Levamos nossas coisas pra casa da mãe, e lá ficamos por 6 meses, até achar o nosso cantinho!
Agora, quase 6 anos depois, com base na experiência passada, morando no porto e falando a língua com primor, eu pensei: "- Vai ser bolinho!" . Me enganei!!!! Como é difícil achar despachante que faça bagagem... Eu achei uma empresa de mudanças internacionais, mas o valor é simplesmente surreal. Pra terem uma idéia, custa 4 vezes mais que o trabalho de um despachante ( não falo de "entos" e sim de "mil").
Temos algumas coisas a mais do que trouxemos, mas ainda alugaremos o mesmo tamanho de container...
Ainda preciso resolver alguns assuntos particulares, e creio que junho seja um bom momento pra voltar, uma vez que as aulas da Lou iniciarão em setembro na Holanda, e ela poderá até lá, treinar com as primas um pouco do holandes, sem a pressão de uma escola.
Nós iremos pra uma cidade em Overijssel, mas a idéia é ficar por lá por pouco tempo, até mudarmos para a Alemanha. Sim, vamos para a Alemanha! Olha eu novamente "entre 3 paises"! rs rs rs
Tenho feito visitas ao consulado alemão (pq o container chega neste país), para solicitar minha carta de mudança, e preciso perguntar sobre meu título de eleitor! (Eli, eu peço a transferência do título aqui, ou ai?)... Mas voltando ao "pouco tempo na Holanda", seguiremos a mesma linha, ficaremos na sogra até arrumarmos um cantinho!
Estar na Holanda ou Alemanha, quase não fará diferença, na verdade teremos o privilégio de estar na fronteira, e isso permite a Lou estudar na Holanda, e nos permite trabalhar em qualquer um dos dois paises...
Quanto aos projetos de trabalho, temos inúmeros, mas precisamos conhecer o terreno primeiro, para saber o que rola.
Apesar do marido ser holandês, ele está há mais de 12 anos longe do país, e está como eu, pesquisando possibilidades. Eu estou fazendo cursos pra usá-los aí! Mas isso é assunto pra outro post! rs (morram de curiosidade! hohohohoho).
Estamos bem otimistas com a volta (não poderia ser diferente), foi algo muito esperado, e sabemos dos grandes desafios a serem encontrados...
Beijocas pra vcs!
6 comentários:
oi fabi,
vai dar td certo! Quando chegarem vamos marcar algo com as brasilandesas! Lou pode treinar holandes com a Julia, pois ela as vezes se recusa a falar um pouco de port...rsrsrs
bjs
Não vejo a hora de nos encontrarmos novamente... e as meninas brincarem! Beijos Cris!
Que noticia boa, Fabi! Logo logo vcs eatarão aqui.
Bjs
Fabi, o lance do título de eleitor vc só pode transferir quando já estiver morando aqui por mais de 1 ano. Vc solicita através do Consulado. Agora tem que pensar, para ver o que compensa. Se vc estiver perto de um Consulado brasileiro, ok, se não, acho melhor deixar o título sem transferência e pagar as multas quando vc precisar usar o título pra algo, que acho que é só pra renovação do passaporte brasileiro. Pra quem tá muito longe do COnsulado é o maior trampo em dia de eleição, tudo bem que é de 4 em 4 anos, pois só votamos pra Presidente. Bom, acho que é isto. Então isso vc resolve com calma depois da mudança.
E vamos que vamos organisar logo este container aí! rs Boa sorte com as negociações. Bjs Amiga, foi seu niver, né...Parabéns!!! Felicidades!
Oi Raquel, a gente marca um encontro com as meninas! Pra fofocar e dar risadas! Beijos
Hmmmm, obrigada Eli... Como eu não sei quando volto pra cá a passeio, eu achei interessante fazer essa transferencia, mas olhando por esse lado que vc disse, acho melhor pesquisar se vale a pena!
Beijos mil!
Postar um comentário