segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Acontece comigo, e com vc?

"Eu sou brasileira, amo minha pátria, porém não vivo nela e não pretendo voltar! "
Quem sabe um pouco mais sobre mim, conhece muito bem essa frase, mas  por muitas vezes só se recorda do '.. e não pretendo voltar'.
Chega a ser irritante o posicionamento de algumas pessoas as críticas ligadas aos meus comentários sobre o Brasil.
A princípio eu  era toda cheia de dedos: " Gente, eu nunca falei que odeio o Brasil, eu nunca falei que a Europa é isenta de problemas" - mas não adianta dialogar, a pessoa só entende o que lhe convir!

A copa está ai, e como muitos conterrâneos que vivem fora do país, estou agoniada! De certo sempre há alguém que vem retrucar:  - fácil estar agoniada daí, vem pra cá resolver!

A decisão de morar em outro país diverge de pessoa para pessoa, eu já cansei de dar aulinhas das minhas razões, pois elas pouco importam a quem tem uma opinião extremamente formada sobre nós expatriados. "Somos brasileiros que fugiram dos problemas para morar num lugar que julgamos perfeito, e ingratos, vivemos cuspindo em um prato que comemos durante anos."

Meus desejos são desejos em comum a maioria dos brasileiros, independente de onde vivam. Eu quero segurança, saúde, transporte, preços justos, qualidade de vida, respeito, organização!

Enquanto eu estive ai, sofri sequestro relampago, tive meus bens furtados por inúmeras vezes, namorado sequestrado por 3 dias. Tive que lutar contra um grande hospital - cuja mensalidade do plano de saúde de mamãe alcançava os quase 1 reais - para que pudessem trocar os lençóis dela ou tirar os pombos que ficavam defecando na janela do quarto ou ainda pedindo o mínimo de higiene nos procedimentos da alta contaminação... Eu lutei pra conseguir um emprego bom após estudar 4 anos no integral e 2 anos de pós graduação e só queriam me pagar merreca. Eu votei certo, ou ao menos, proximo ao certo. Enfrentei transito de 10 mins parada 1 hora em congestionamento; eu escutei gente se xingando,  assisti a brigas, e no noticiário da tv, assisti a assassinatos 'em série'... Eu quis saber como algo funcionava, e ninguém sabia dizer - eu quis saber qual setor procurar, e ninguem soube informar. Eu queria falar com o responsável e ninguém é responsável por nada!

Eu fui vítima, nós somos vítimas de um sistema em colapso!
Se vc acha que eu fugi, ok! Talvez isso até tenha um fundo de razão... mas isso não tira o meu direito de crítica. A Europa tem seus defeitos e eu tb desço o cassete!

Eu amo meu país! Estou sim agoniada com o que a copa pode trazer a tona. E não adianta 'esperar' que tudo dê certo, pois já começou não dando. Derrubar as casas de quem não tem pra onde ir, pagar 8 mil reais para o cara sair de onde sempre viveu pra CONSTRUIR com esse dinheiro uma outra casinha? Pera lá, eu não tenho direito de criticar isso? Colocam um nariz de palhaço bem na cara de todos nós e eu tenho que ficar aqui rindo, imóvel a opiniões?

Sorry baby, tenho sangue de barata não!






2 comentários:

Eliana disse...

Bom, normalmente a gente escuta muitas coisas de quem ficou no Brasil, já começa por aí. Eu também não me mudei por fuga, mas por prós e contras que diferem, como você disse, de pessoa pra pessoa. Tanto que muitos escolheram ficar no Brasil, não se mudaram e muitos até voltaram. E, não deixamos de ser brasileiros só porque mudamos de país, eu continuo exercendo meus deveres votando e pagando impostos por lá. Então ver o país neste caos todo é de cortar o coração, acima de tudo, e realmente, aqui eles fazem questão de colocar tudo no jornal. E daí? A gente vai fazer o quê? Fazer de conta que não viu e que não sabe de nada? O Brasil é lindo, maravilhoso mas está longe de muitos pontos prioritários ao desenvolvimento e bem estar do seu povo e isso é fato. A realidade é uma só a desigualdade social só aumenta, a educação só vai pro buraco e a saúde esquecida. O povo está num barco à deriva...é esta a impressão que tenho. Bjs

rose disse...

Concordo com tudo que vc disse. O Brasil está a beira do penhasco só falta um empurrãozinho. Moro aqui porque não tenho mais idade pra correr atrás do prejuízo. Minha filha, genro e netas moram na Alemanha já a onze anos (minhas netas nasceram lá) e não pretendem voltar. Dou a maior força pra eles. Todo ano passo uma temporada em Hamburgo. Quem conhece como é a vida na Europa não consegue entender isso aqui.
E olha que ainda sou privilegiada morando na zona sul do Rio de Janeiro, mesmo assim a coisa aqui está feia.
Boa sorte e não esquenta com críticas vc está mais do que certa em ter trocada de pais.
bjs
Rose